Como o futebol (não) explica a gente

futebol_explica

O futebol hoje é um grande negócio, movido a muito marketing, e que movimenta muita grana. Nem o recente escândalo da FIFA, com a prisão de mandatários de diversas confederações, foi capaz de derrubar esse império da bola. Equipes milionárias, torneios transmitidos para o planeta inteiro e uma programação tão intensa na TV que dá a sensação de não haver vida fora das quatro linhas.

Apesar de tudo isso, o espírito original desse jogo maravilhoso ainda se mantém, num ambiente onde o vírus da passionalidade reina absoluto. Uma vez contaminado o incauto cidadão, não há cura. Há casos em que seu estado pode ficar estável, mas há ocorrências de evolução a níveis de quase internação.

Um dos principais sintomas é a paixão por uma equipe, que pode se dar por inúmeras razões. A cor ou desenho do uniforme, o jeito de bater na bola do atacante, seu hino ou a empolgação de seus fãs. Certo é que uma vez escolhido o clube, ele jamais será trocado por qualquer outro. No máximo, admite-se torcer também pela seleção do país. Mas seu um dia houver um embate entre ambos, não há dúvida do lado escolhido.

Já houve até conflitos entre países iniciados por causa do futebol (Honduras e El Salvador). E outros interrompidos justamente por causa dele (Santos, na Nigéria).

Durante 90 minutos, somos apenas essência, algo etéreo, que depois se materializa em sentimentos que podem ir da total alegria à mais profunda depressão. É uma gangorra maravilhosa, viciante, assim como a vida.

Exageros à parte, o futebol pauta nossa vidas. O calendário que seguimos é a tabela do campeonato que estiver rolando. Então, não me venha com jantar ou um vernissage na quarta-feira à noite, pelo amor de Deus.

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s