Futebol de botão, o meu amor

Pelé, com a camisa da CBD. Ronaldo, do Galo e depois Palmeiras. Nelsinho Batista, do timaço da Ponte Preta de 70
Pelé, com a camisa da CBD nos anos 60. Ronaldo, do Galo e depois Palmeiras. Nélson (depois Nelsinho Batista), do timaço da Ponte Preta de 1970
Ponte Preta de 1970. Timaço cheio de craques
Tudo de plástico (inclusive as traves e rede). O goleiro se movimentava para os lados

Uma das paixões de criança era jogar futebol de botão. Mas não esse “profissional” jogado com bolinha redonda de feltro e campos oficiais. Nossos times eram comprados em unidades, nas bancas de jornais, em pequenos envelopes iguais às figurinhas de álbuns.

Eram de plástico, com um desenho do jogador vestindo o uniforme do time e uma tampinha por baixo. A bolinha, também de plástico, era achatada. Havia a possibilidade também de trocar a figura por uma recortada de revista ou mesmo de um álbum, deixando seu time mais personalizado.

estrelao

Os jogos eram disputados em chapas de eucatex com as linhas do campo feitas à mão. Depois, veio o Estrelão, famoso alçapão produzido pela Brinquedos Estrela. Os campeonatos eram disputados em turno e returno, com partidas de ida e volta. Jogar na casa (literalmente) do adversário significava muita pressão. Torcida contrária, barulho, todas as artimanhas possíveis rolavam para se conseguir o almejado troféu, que podia ser uma taça comprada com uma vaquinha dos participantes ou uma chave de porta com desenho singular, achada num terreno baldio.

Dia desses dei de cara com um blog só de futebol de botão. Viajei na coleção do Andreas e do Bryan, um verdadeiro túnel do tempo, com peças de diferentes épocas. Trabalho feito com muita paixão e dedicação. De lá, tomei emprestadas as imagens desse post. Espero que eles não se importem.

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s