O geraldino não cabe no futebol moderno

torcida_adeus_geral
Torcida e jogadores, personagens separados pela elitização imposta ao futebol

A realização da Copa do Mundo no Brasil nos brindou com as novas arenas onde o torcedor vira consumidor e no lugar da cerveja e do sanduíche de linguiça entram a pipoca e o refrigerante. Onde se faz selfie com a bola rolando e se comemora quando aparece no telão mesmo com o time sofrendo um gol ou sendo derrotado.

Lugares demarcados, cadeiras no lugar do cimento, banheiros limpos com TV transmitindo o jogo que acontece ali mesmo e um certo ar de shopping center, com suas lanchonetes e lojas.

Fim da geral e dos geraldinos do cenário do futebol. Quem quiser torcer em pé, sofrendo de bandeira na mão, ligue a TV ou vá até o bar mais próximo de sua casa ou no lado de fora do estádio. Tudo isso em nome de tratar o torcedor de modo decente.

arena_corinthians_torcida
Arena do Corinthians: interior em mármore, telões e cadeiras. Delírio.

Mas qual torcedor? Temos vários tipos de torcedor, que se diferem inclusive economicamente. E os preços desse novo espetáculo impedem o acesso de uma grande parte da torcida tradicional, que não tem como bancar o ingresso.

Sem fazer apologia ao passado, é evidente que essa gourmetização dos estádios de futebol passa por uma política deliberada de transformar o futebol em um evento elitizado, classe média branca, sem espaço para a parcela mais popular. É a higienização das arquibancadas.

morumbi_final_segundo_turno_82
1982. Festa nas arquibancadas do Morumbi. Cena vetada nas arenas modernas

O documentário Adeus, Geral trata justamente dessa elitização dos estádios brasileiros. Produzido na raça por cinco alunos do Ensino Médio–  Gustavo Altman, Martina Alzugaray, Matheus Bosco, Pedro Arakaki e Pedro Junqueira –, com orçamento zero, apresenta depoimentos de torcedores, cartolas e jornalistas. Assista – são apenas 42 minutos – e reflita. Será que isso acontece só no futebol?

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s