O primeiro time indígena profissional do mundo

aru_gavioes_kyikateje_paissandu
Aru Sompre, o astro do time, na estréia contra o Paissandú na Primeira Divisão. Fazendo história. (Foto Ricardo Lima/Futura Press)

Gavião Kyikatejê. Esse é o nome de uma tribo no Pará que fundou o primeiro time indígena profissional do mundo.

Localizado em Bom Jesus do Tocantins, próximo a Marabá, o Gavião Kyikatejê Futebol Clube foi fundado em 2009, oriundo de um clube amador da região, o Castanheira E.C..

A iniciativa partiu do cacique da tribo, Zeca Gavião, que além de presidente foi o técnico da equipe em seu início. Zeca se vira nos 30 pra manter a equipe jogando, conseguindo inclusive atrair jogadores profissionais de outras regiões para seu elenco.

Depois de disputar a segundona por 5 anos, conseguiu acesso para a primeira divisão paraense. Em 2015 se manteve na elite e contratou para técnico o ex-jogador colombiano Everth Palacios, que chegou a disputar a Copa do Mundo de 1998 pela Colômbia. Acabou rebaixado e hoje está novamente a segunda divisão.

A equipe inicialmente era composta apenas por membros da comunidade. Atualmente conta também com jogadores de outras etnias e brancos. Mas a estrela é filho da terra. Aru Sompre, o centroavante gavião, artilheiro da comunidade que joga com as tintas da tribo pintadas no corpo.

O elenco mora em alojamentos construídos na área da aldeia, que também abrigam jovens das categorias de baixo, em busca de um espaço no cenário futebolístico local e nacional.

Sem abrir mão de sua cultura, eles vão superando o preconceito, com o sonho de fazer história no país praticando o esporte que amam. Vida longa aos Gaviões.

Veja o lindo ensaio de Daniel Rodrigues para a bbb.com
tribo_gaviao_kyikateje_daniel_rodrigues

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s