Um retrato sem retoque dos bastidores

placar_poster
Retrato do pós-jogo. Atletas cansados e desanimados com o mau desempenho posaram meio na marra. (Reprodução de foto de Pisco Del Gaiso/Placar)

Em 1995 a revista Placar passou por uma radical mudança editorial e visual. Com o  slogan “Futebol, Sexo e Rock’n’roll” apresentava imagens com grande destaque e procurava mostrar um lado menos comum do futebol.

Um dos trabalhos daquela época que mais gosto foi um pôster com o time do Corinthians. Ao invés do clichê time em campo, perfilado pros fotógrafos, uma imagem inusitada, dos jogadores no vestiário, após a partida. Antes mesmo de tirar o uniforme.

O jogo era contra o Bragantino pelo Campeonato Paulista daquele ano, no Pacaembú, em São Paulo. Estádio lotado, a expectativa era por uma vitória convincente do Timão. Mas rolou um empate bem sem graça, com gostinho de derrota. Daí, uma foto com o semblante nada animado dos jogadores, que posaram bem contrariados.

Imagem rara naqueles tempos. Mesmo hoje, quando é mais comum conhecer os bastidores de um grande jogo, não é toda hora que ele é mostrado dessa maneira. Normalmente ficamos nas chatérrimas entrevistas coletivas e zonas mistas.

Valeu pelo ineditismo. Que era a marca da revista naquela época.

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s