A mística da camisa 10

selecao_brasil_1970
Seleção campeã em 1970. Time titular com três camisas 10 e ainda mais um craque na reserva

Hoje em dia o número na camisa de um jogador não diz muita coisa. Alguns escolhem por superstição, outros pra comemorar alguma data ou meta atingida (num lance muitas vezes de puro marketing). Aliás, tem partidas que mais parecem futebol americano, não só pela truculência de seus jogadores, mas pelos 99, 67, 52, 34 às costas de alguns deles.

Houve uma época, porém, em que o número indicava não só a posição no esquema de jogo, mas, no caso da 10, quem era o craque do time. Aquele que poderia, num estalo, resolver a partida em um lance genial e improvável.

Essa mística deve-se muito a Pelé, o maior de todos. Com sua maestria, deu à camisa 10 uma dimensão estelar. E de todos os times, do Real Madrid de Puskas, ao mais modesto time da várzea, quando o 10 pegava na bola, a expectativa era de algo a mais iria acontecer.

Pelé, o maior de todos. Responsável pela mitificação da camisa 10 no planeta

E em determinado período do nosso futebol, tivemos a felicidade de ver desfilar ao mesmo tempo uma constelação de 10. Dava pra juntar um time inteiro só com eles. Além de Pelé (que poderia até ser o goleiro desse time), Rivellino, Ademir da Guia, Pedro Rocha, Dirceu Lopes, Dicá, Gérson, Zico, Paulo César Caju e Paulo César Carpegiani. Complete com Bazzani (Ferroviária) e Roberto Pinto (Ponte Preta), entre outros.

ademir_da_guia_dirceu_lopes
Ademir da Guia e Dirceu Lopes. Monstros de uma época de ouro do nosso futebol

Usar a 10 era como ser condecorado, era honra reservada pro maestro do time. Se hoje já não se dá tanta importância a isso, quem teve o privilégio de ver algumas dessas estrelas brilhando nos gramados sempre tem uma pontinha de esperança em ver novamente um 10 em campo. Mesmo que usando a camisa 89.

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s