O futebol jogado por música

Banda ou time? Novos Baianos viveram como ninguém essa dualidade

Poucas vezes a comunhão música e futebol se deu de maneira tão literal e visceral como com os Novos Baianos. Formado em 1969 por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Baby Consuelo, logo foi acrescido pelos integrantes da banda Cor do Som.

No começo dos anos 70 se mudaram para o Rio de Janeiro, para um sítio em Jacarepaguá, o Sítio do Vovô. No auge da ditadura militar, viviam a plenitude da contracultura, em uma comunidade irmanada pela música e pelo futebol. Montaram um time e jogavam religiosamente todos os dias. Jogavam e tocavam e tocavam e jogavam.

Com o sucesso estrondoso do disco Acabou Chorare em 72, o lugar passou a ser ponto de encontro de artistas da MPB, tropicalistas, sambistas e astros do futebol, como Afonsinho e Jairzinho. Toda essa efervescência gerou um documentário musical, Novos Baianos F. C., de Solano Ribeiro, que fez sucesso na Europa.

Em certo momento, a bola tornou-se insuperável até mesmo para a música. Quando iam para alguma apresentação, tinha de rolar um jogo contra algum time local. Chegaram a recusar fazer o show de abertura do Jackson Five pra não interromper a partida que estavam jogando. Essa saudável anarquia também foi registrada em outro filme, o curta-metragem “A Gente é Assim”, de Pedro Moraes.

Essa paixão pelo futebol aparece em muitas de suas músicas, como “Reis da Bola”, “A Menina Dança”, “Ao Poeta”, entre tantas outras. Dá pra dizer que ninguém mais que esses malucos levou tão a sério a máxima jogando por música.

“A Menina Dança”, do LP Acabou Chorare. Gravado no Sítio do Vovô, QG da trupe onde música e futebol rolavam juntos

novos_baianos
Novos Baianos, a banda musical
novos_baianos_time_futebol
Novos Baianos, o time de futebol

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s