A conquista que terminou em choro

brasil_uruguai_sulamericano_1919
Brasil x Uruguai, final do Campeonato Sul-Americano de 1919. Equilíbrio decidido na segunda prorrogação

O primeiro torneio internacional organizado e realizado no Brasil terminou com a primeira conquista da Seleção brasileira. Em 1919, aconteceu no Rio de Janeiro o III Campeonato Sul-Americano de Futebol, com a participação de Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Foi jogado em turno único, todos contra todos.

Brasil e Uruguai venceram seus adversários e empataram entre si, ficando com a mesma pontuação final. Como naquela época não havia critério de saldo de gols ou coisas do tipo, foi marcada uma partida extra para desempate.

Em 29 de maio de 1919, no estádio das Laranjeiras, foi realizado o jogo final do torneio. Na época capital da república, o Rio teve decretado ponto facultativo nas repartições públicas e o comércio fechou as portas. Todas as atenções eram para o grande embate.

laranjeiras_1919
Estádio das Laranjeiras, palco da finalíssima

Iniciada a partida, o equilíbrio entre as equipes era total. Ninguém marcou nos 90 minutos e o jogo foi pra prorrogação. Ao fim de 30 minutos, nada de gol e mais uma prorrogação foi jogada. Logo no início o Brasil marcou com Friedenreich e conseguiu manter a vantagem até o final.

brasil_campeao_1919
Brasil campeão. No destaque, Friedenreich, artilheiro do torneio e ídolo da torcida

Era a primeira conquista da nossa seleção, nascida apenas 5 anos antes e que jogava com camisas brancas — aposentadas após o fatídico jogo contra o Uruguai, em 1950. A empolgação com o torneio e a conquista foi tão grande que até ganhou música de Pixinguinha, o choro Um a Zero (que décadas mais tarde ganhou letra do compositor Nelson Angelo). As chuteiras de Friedenreich ficaram expostas em vitrine no centro da cidade. Foi artilheiro do torneio, junto com Neco — 4 gols cada.

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s