No tempo em que um Paulistão valia tanto (ou mais) que uma Libertadores

ingresso_libertadores_77.jpg
Ingresso original da estréia do Corinthians em uma Libertadores da América. Preço nas alturas (mais que o dobro do que se cobrava na época). Mas o que valia mesmo era ganhar o Paulistão

Vice campeão brasileiro em 1976, o Corinthians classificou-se para a Libertadores da América do ano seguinte junto com o Internacional, campeão nacional. Naquela época não havia Copa do Brasil e apenas os dois melhores do Brasileirão iam pro torneio continental.

Indo pro 23º ano sem um título de peso, o time paulista fazia sua estréia na competição justamente contra os gaúchos, no Morumbi.

Quase 90 mil pessoas pagaram 50 cruzeiros – arquibancada – pra ver o jogo. Preço muito caro para um jogo muito pobre (essa disposição oportunista dos dirigentes em esfolar o torcedor não é de hoje). Foi uma partida fraca.

No fim, empate em 1 a 1, numa campanha que terminou em eliminação na 1ª fase (apenas uma equipe se classificava) com direito a duas derrotas no Equador.

O Inter seguiu até as semifinais, quando caiu diante do Cruzeiro, que defendia o título conquistado em 1976. O regulamento da época colocava o campeão do ano anterior direto na fase semifinal.

O jogo foi no Morumbi. O Inter era um timaço, bicampeão nacional com Falcão, Dario, Manga e cia. Com tantos craques em campo, foram dois laterais marcadores que balançaram as redes.

A compensação para o Corinthians veio depois, com a contratação de Palhinha (ex-Cruzeiro), que levaria o time à conquista do paulistão daquele ano, título tão ou mais importante que a Libertadores à época. Acreditem, jovens.

O jejum de títulos sem dúvida potencializou aquele triunfo, mas a Libertadores só pegou de fato por aqui nos anos 90. A rivalidade regional demorou pra perder sua força.

 

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s