O Medo do Goleiro Diante do Pênalti

Solitário, o goleiro Joseph Bloch percorre uma estrada sem volta

Apesar de sua popularidade e de sua plasticidade, o futebol nunca foi explorado pelo cinema como poderia (ou deveria). É só comparar com o futebol americano e o beisebol, por exemplo. Tem centenas de filmes aonde esses esportes são protagonistas ou pano de fundo pra histórias nem sempre tão interessantes assim.

Mas se a quantidade não é lá essas coisas, pra compensar temos alguns belos trabalhos aonde a bola rola redonda. O mesmo não se pode dizer de seus personagens, muitos vivendo trágicas histórias.

É o caso de O Medo do Goleiro Diante do Pênalti, de 1972, do alemão Wim Wenders. Primeiro longa metragem do diretor que se notabilizaria por filmar personagens em constante crise existencial e muitas vezes vagando, expostos à situações-limite.

O Medo do Goleiro Diante do Pênalti é baseado no livro homônimo de Peter Handke, escritor alemão que também roteirizou a história.

O goleiro, figura singular em uma equipe, isolado em sua área, é a metáfora perfeita para o homem que tenta se encaixar nos padrões mas não encontra seu lugar na sociedade.

No filme, Joseph Block é um goleiro que discute com o árbitro por conta da marcação de um pênalti e acaba substituído. Sai do estádio sem rumo e acaba entrando em um cinema. Flerta com a bilheteira, com quem passa a noite e depois, aparentemente sem o menor motivo, a estrangula.

A reclamação inútil. Como no futebol, a vida não volta atrás em suas marcações

Inicialmente sem remorso, perambula sozinho, numa jornada silenciosa à espera de seu destino inevitável. Aos poucos, o personagem vai sendo tomado por um clima de desesperança. Ele acompanha a repercussão de seu crime pelos jornais, sem esboçar uma fuga. Não há saída para sujeitos como ele. Sabe que cometeu um pênalti e vai pagar por isso.

 

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s