Como o futebol explica o mundo

como_o_futebol_explica_o_mundo_livroEsse é o título de um livro que vê no futebol uma oportunidade de se entender o mundo e suas transformações e conflitos. Apesar de escrito em 2005, mantêm-se atual diante do passar dos anos e da própria globalização.

O autor é Franklin Foer, jornalista americano de política e fanático torcedor do Barcelona. A partir da história de clássicos mundiais de enorme rivalidade ele discorre sobre antagonismos culturais e religiosos, preconceito,  hooliganismo e política.

Nesse panorama o futebol é mostrado como um grande catalisador de emoções e comportamentos que não se originaram com o jogo, mas que têm nele a oportunidade de extravasarem.

Vale a leitura e, pra quem já leu, uma releitura. Pra refletir sobre o que mudou de 2005 pra cá, quando vemos jovens no Brasil desfilando com camisas de times europeus e se dizendo torcedores dessas equipes enquanto diminui o público em nossos estádios. Ou quando tradicionais clubes europeus passam para mãos milionárias de xeiques árabes e mafiosos ucranianos, transportando de vez o poderio dos gramados para os escritórios das grandes corporações.

E o que dizer do crescimento do futebol na terra de Foer, os EUA, que atinge médias de público das maiores do mundo, superando de longe as nossas aqui no país do futebol. Grana e organização superando a plástica e a desorganização terceiro mundista.

paris_saint_germain
Paris Saint-Germain. Um dos novos ricos do futebol e grande exemplo do domínio irreversível do mundo financeiro (foto REUTERS/Gonzalo Fuentes)

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s