Boleiros – Era Uma Vez o Futebol…

boleiros_filme
O grupo de ex-jogadores no bar: glórias e dramas de um futebol que não existe mais

boleiros_posterNuma terra que se autoproclama o País do Futebol a produção cultural sobre o tema é ridícula. Ou, se existe, foi pouco vista. Seja no cinema, teatro ou literatura, a quantidade de obras oferecida ainda é muito pequena. Quando aparece algo, tem de conferir.

Apesar de poucas obras, temos algumas jóias na estante que  fazem a alegria do apaixonado pelo esporte. É o caso de Boleiros – Era Uma Vez o Futebol, filme dirigido por Ugo Giorgetti (de Sábado e A Cidade Imaginária, entre outros). Foi lançado faz tempo, em 1998. Mas é daqueles filmes que a gente sempre tem vontade de rever.

Um grupo de ex-jogadores e um ex-árbitro se encontra regularmente em um bar para beber e relembrar os tempos em que eram profissionais. Das suas recordações saem seis histórias onde prevalecem o humor e o frescor, com algumas pitadas de drama. O filme começa em alto astral e termina um pouco pra baixo, mas a leveza prevalece.

Baseada em alguns personagens reais, revisita um outro tempo do futebol, quando os craques ainda não eram superstars e o amor à camisa não se resumia a beijar o distintivo do clube. Com um time recheado de atores de primeira linha, o filme agrada até quem não é fã do esporte. Dois destaques: Otávio Augusto, como o juiz de Pênalti e Flávio Migliaccio como Naldinho, um ex-árbitro integrante do grupo.

Boleiros é gol de placa, daqueles que a gente não cansa de rever. Veja uma palhinha do filme (minha parte predileta). Depois, corra pra ver o resto.

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s