Design dos uniformes: nada se cria, tudo se copia

uniformes_ontem_hoje
Quase um século depois, o mesmo design dos uniformes

Um jogo de futebol hoje é um show de tecnologia. Das camisas às chuteiras, tudo carrega muita pesquisa e desenvolvimento. Uniformes quase impermeáveis, chuteiras levíssimas, caneleiras, bolas, tudo saído dos laboratórios com o intuito de melhorar a performance dos atletas.

Essa evolução se deu também com o desenho dos uniformes, que foram se modificando e adequando à estética e costumes de cada época. A partir dos anos 40, as mudanças mostraram ser meras adaptações de estilos antigos, num vai e vem de tendências que perdura até hoje.

No início, usava-se bermuda (com cinto) até os joelhos e camisa de colarinho e manga longa. Depois, nos anos 20, as mangas encurtaram e vieram os calções longos (um pouco acima dos joelhos). As camisas passaram a ser usadas para dentro dos calções. Nas duas décadas seguintes vieram as camisetas, justas e com gola V. Os calções subiram e viraram viraram shorts. Nos anos 50 as camisetas ganharam gola polo e ficaram mais largas. Isso predominou até o final dos anos 60 e 70. A diferença maior foi a adoção da gola redonda nas camisetas. Anos 80, shorts e camisetas justas e, mais pro final da década, uma retomada no estilo gola polo.

Nos anos 90 – pra mim uma das épocas mais desastrosas do design de uniformes – camisetas e calções muito largos. Os atletas davam sempre a impressão de estarem vestindo um ou dois números maior. (Bom pra atletas de fim de semana como eu, pois disfarçava a barriguinha nada atlética).

Hoje voltamos à estética de 1910/20. Camisetas justas e longas por fora do calção, que na verdade é quase uma bermuda. Nessa toada, teremos em breve desfilando nos gramados camisetas com gola V e shorts. A não ser que os estilistas resolvam nos surpreender.

A ESTÉTICA DO FUTEBOL AO LONGO DO TEMPO

uniformes_design
Tecnologia hightech em desenhos que pouco mudaram ao longo do século

uniformes_ontem_hoje

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s