O futebol nos álbuns de figurinhas

album_ole
Álbum dos anos 60

Uma das diversões de infância era colecionar figurinhas de futebol. Na esquina de casa havia uma banca de jornal e íamos lá diariamente (uma ou duas vezes) atrás dos pacotinhos de figurinhas, sonhando em tirar uma carimbada, muito raras.

Toda a garotada tinha seu álbum e acabava se formando um mercado de trocas de figuras repetidas. Também aconteciam disputadas rodadas de bafo, outra maneira de tentar conseguir a figurinhas sem empenhar a mesada.

O grande lance era conseguir completar algumas páginas que davam prêmios, geralmente eletrodomésticos. As páginas com melhores prêmios – tipo televisores – nunca fechavam. Sempre faltava uma figurinha, geralmente a mesma, pra todos. Provavelmente nunca forma impressas.

album_figurinhas_paginas_1
Que tal ganhar um aparelho de chá? Uma caneta Shaffer?
album_figurinhas_paginas
Ou uma bicicleta?

Saíam formas de pizza, panelas de pressão, copos ou xícaras baratos. Mesmo assim era muito divertido. Havia sempre a expectativa de preencher todas as páginas e completar o álbum.

Álbuns de figurinhas existem no Brasil desde o começo do século passado. Mas com tema exclusivo de futebol só a partir de 1950, por conta da Copa do Mundo realizada aqui. E até hoje temos álbuns do campeonato brasileiro e eventos como Copa do Mundo ou Copa das Confederações.

Mas, além de qualquer TV ou panela, o que contava era a satisfação de ter os ídolos e um monte de imagens referentes ao futebol, a grande paixão. Lamento demais não ter guardado nada daquela época, uma figurinha que fosse. Pelo menos as lembranças ainda estão vivas na memória. Não é pouco.

 

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s