O pior time do mundo está ganhando

ibis_distintivoComo você se sentiria se o seu time ficasse três anos e 11 meses sem vencer um único jogo e ganhasse o apelido de “Pior time do mundo”? Para a torcida do Íbis, time de Pernambuco que detêm essa alcunha, isso é motivo de orgulho, gravado junto ao escudo na camisa do time.

Fundado em 1938 pela Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco, no início apenas funcionários da empresa jogavam e mesmo assim eram partidas amistosas. Com a morte do proprietário da empresa, João Pessoa de Queiroz, os herdeiros da tecelagem não tiveram interesse em manter o time. Foi então que apareceu a lendária figura de Onildo Ramos, na época gerente da empresa. Foi o próprio Onildo que idealizou o Pássaro Preto como símbolo. O dirigente era admirador das histórias do Egito antigo e escolheu a ave por ser considerada sagrada.

A fama de pior time veio quase 50 anos depois, quando ficou sem vencer de julho de 1980 a junho de 1984. Foram 55 partidas sem vencer – sete empates e 48 derrotas – 25 gols marcados e 231 sofridos. Recorde que foi para no Guines, o livro dos recordes. O apelido foi criado pelas torcidas adversárias nessa época.

Em 2017 porém, quando completa 69 anos, a equipe se esqueceu de sua tradição e desandou a vencer na segunda divisão pernambucana, liderando o torneio com quatro vitórias e dois empates nas seis primeiras partidas. Esse fato está incomodando parte da torcida, que não quer perder o título conquistado ao longo de sua história.

ibis_mauro_shampoo
Shampoo: um gol em 10 anos e destaque internacional

Um dos aborrecidos é seu maior símbolo, o torcedor Mauro Shampoo, ex- jogador do time que em dez anos de carreira marcou apenas um gol. Essa façanha de Shampoo e o jejum de vitórias do time despertou a curiosidade da imprensa internacional, que viu nisso estórias peculiares.

Vamos esperar pra ver se o Íbis retomará suas tradições ou vai escrever uma página diferente e iniciar uma história mais vencedora.

 

 

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s