O futebol em quadrinhos com Dico, o artilheiro

dico_1_quadrinhos_futebol.jpg
Estréia de Dico, o artilheiro, nas bancas brasileiras

Nos anos 70 o futebol entrou nos quadrinhos no traço premiado do artista argentino José Luis Salinas, a pedido do King Features Syndicate, que publicava Fantasma, Mandrake, entre outros. A ideia era aproveitar a repercussão da Copa do México de 1970 para tentar aumentar a popularidade do esporte nos Estados Unidos. Naquela época praticamente  não existia futebol profissional por lá.

dico_gunner_quadrinhos_futebol.jpgEm 1973, Dick The Gunner estreou em jornais norteamericanos. Trazia as aventuras de Dick e seus companheiros de time, que além de serem bons de bola nos gramados, fora deles combatiam bandidos e espiões com a mesma eficiência. Logo foi parar também em páginas latinas e européias. Passou para o formato gibi como Dick, o Avançado-Centro, nas páginas da revista portuguesa Mundo de Aventuras.

Em 1975, Dico, o Artilheiro estreou no Brasil pela Rio Gráfica Editora. Me lembro de ver suas tiras nas edições de domingo da Folha de São Paulo. Confesso que a mistura de futebol e aventura não me emocionou. Futebol pra mim era algo muito próprio, onde não cabia nada além.

dico_pagina_quadrinhos_futebol

No fim, Dico – ou Dick – não conseguiu ter muito sucesso na difusão do futebol nos Estados Unidos, que só decolou com a chegada de Pelé no Cosmos de Nova Iorque, em 1977. Na sequência, uma leva de craques como Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e outros desembarcou em terras de Tio Sam pra dar uma mãozinha pro Rei. Uma curiosidade é que um dos companheiros de Dico no time, Poli, foi justamente uma homenagem de Salinas à Pelé.

Fontes: www.tujaviu.com e futpopclube.com

Autor: Francisco Milhorança

Designer gráfico, artista visual e apaixonado por futebol (não necessariamente nessa ordem).

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s